Até o momento, estudos mostraram que a terapia com psilocibina um princípio ativo encontrado nos cogumelos psilocybe cubensis é benéfica no alívio dos sintomas de depressão resistente ao tratamento, transtorno obsessivo-compulsivo e outros distúrbios de saúde mental. A psilocibina onde encontrar também demonstrou eficácia em aliviar o medo e a ansiedade em pessoas com câncer terminal.
Devido às limitações no estudo de substâncias da Tabela I, muitos desses estudos foram conduzidos pela Johns Hopkins Medicine, que estabeleceu o maior centro de pesquisa psicodélica do mundo e o primeiro centro de pesquisa psicodélica nos EUA, o Centro de Pesquisa Psicodélica e Consciente, em 2019.
Um estudo da Johns Hopkins Medicine descobriu que tomar psilocibina em combinação com terapia de fala melhorou significativamente os sintomas de depressão clínica. Alguns participantes do estudo continuaram a experimentar benefícios por até um ano após receberem apenas duas doses do composto estraido dos cogumelos magicos comprar.
“Historicamente falando”, diz o Dr. Marino, “esses estudos de menor escala que analisam os efeitos da psilocibina na depressão testaram os efeitos de apenas uma, duas ou às vezes três doses de psilocibina – todos com resultados encorajadores.
O que os resultados sugerem é que os efeitos positivos da psilocibina podem ser duradouros e que as pessoas só precisam tomá-la intermitentemente para obter seus benefícios, reduzindo potencialmente o risco de efeitos colaterais”.
Quando tomada em condições favoráveis, a psilocibina pode causar experiências “espirituais” autodescritas que geralmente resultam em mudanças positivas na atitude, humor e comportamento da pessoa.
→Leitura recomendada: Dose heroica cogumelo
Em particular, a psilocibina parece elevar uma qualidade de personalidade conhecida como “abertura”, que abrange sensibilidade, imaginação e apreciação pelos valores e pontos de vista dos outros.
A abertura aprimorada encontrada em pessoas que tomam psilocibina pode estar ligada à capacidade do produto químico de aumentar a neuroplasticidade , que é a capacidade do cérebro de criar novas conexões. Até o momento, vários estudos apoiaram a ideia de que a psilocibina e outros psicodélicos podem induzir ou aumentar a neuroplasticidade.
“Embora sejam necessárias mais pesquisas para determinar o que está acontecendo no nível químico”, diz o Dr. Marino, “a psilocibina parece aumentar a capacidade do cérebro de mudar, de se tornar mais adaptável e de romper com hábitos e padrões de pensamento negativo. Daí o grande potencial da psilocibina em ajudar pessoas com problemas como depressão, ansiedade, TOC e dependência.”
Psilocibina para parar de fumar e anorexia nervosa
A psilocibina também mostrou resultados positivos em estudos de tratamento para parar de fumar e anorexia nervosa. Em outubro de 2021, o Instituto Nacional de Saúde concedeu à Johns Hopkins uma bolsa para explorar o valor potencial da psilocibina como uma ferramenta para parar de fumar - a primeira bolsa federal concedida em 50 anos para o estudo de um tratamento psicodélico nos EUA.
Em maio de 2022, a empresa de saúde mental COMPASS Pathways, com sede no Reino Unido, concluiu um estudo exploratório da terapia com psilocibina para pacientes com anorexia nervosa, com resultados preliminares encorajadores que justificam uma investigação mais aprofundada em estudos clínicos de larga escala.